CAPÍTULO III CONDUTORES CEGOS DOS CEGOS FATOS E FENÔMENOS PSÍQUICOS. O PAPEL DA PSICOLOGIA. (L.1.pág.160).
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CAPÍTULO III CONDUTORES CEGOS DOS CEGOS FATOS E FENÔMENOS PSÍQUICOS. O PAPEL DA PSICOLOGIA. (L.1.pág.160).


Autora: Helena Petrovna Blavatsky.
Obra: Ísis Sem Véu, vol. I


CAPÍTULO III CONDUTORES CEGOS DOS CEGOS FATOS E FENÔMENOS PSÍQUICOS. O PAPEL DA PSICOLOGIA.
(L.1.pág.160).





Acreditamos que apenas alguns dos fenômenos físicos genuínos são produzidos por espíritos humanos desencarnados. Entretanto, mesmo aqueles que são causados por forças ocultas da Natureza, tal como se manifestam através de poucos médiuns genuínos e são conseqüentemente empregados pelos  chamados "prestidigitadores" da Índia e do Egito, merecem uma investigação cuidadosa e séria por parte da ciência, especialmente agora que muitas autoridades respeitáveis comprovaram em muitos casos a impossibilidade de fraudes. Sem dúvida alguma, existem "conjuradores" profissionais que podem executar façanhas mais incríveis do que todos os "John King" ingleses e americanos juntos: Robert-Hodin podia fazê-lo, incontestavelmente, mas isso não evitou que ele, sem rodeios, risse na cara dos acadêmicos quando estes lhe exigiram que declarasse nos jornais que  podia fazer  uma mesa se mover, ou fazê-la dar respostas a perguntas por meio de pequenas batidas,
 sem contato de mãos, a menos que a mesa tivesse sido preparada anteriormente. Só o fato de uma célebre prestidigitador de Londres ter recusado uma aposta de mil libras esterlinas oferecidas pelo Sr. Algernon Joy para que ele produzisse as mesmas manifestações obtidas usualmente através de médiuns - tendo ele estipulado que ficaria  solto e livre das mãos de uma comissão -,só este fato desmente o seu exposé dos fenômenos ocultos.Afirmamos novamente, com toda segurança, que não existe feiticeiro profissional - do Norte, do Su lou do Ocidente - que possa rivalizar nem mesmo em termos de êxito aproximado com esses filhos ignorantes e nus do Oriente. Estes não necessitam de preparativos ou ensaios; mas estão sempre prontos, feita um acomunicação, a evocar em seu socorro os poderes ocultos da Natureza, que, tanto para os prestidigitadores quanto para os cientistas da Europa, são um livro fechado. Na verdade, como diz Eliú, "não são os sábios demuita idade, nem os anciãos os que julgam o que é justo".O desenvolvimento da ciência psicológica foi retardado mais pelo ridículo dessa classe de pretensiosos do que pelas dificuldades inerentes a esse estudo. O riso de mofa dos cientistas iniciados ou dos tolos do modismo têm contribuído para manter o homem na ignorância de seus poderes psíquicos soberanos do que as obscuridades, os obstáculos e os perigos que se acumulam sobre o assunto. Isto é válido sobretudo para os fenômenos espiritistas.Assim, passo a passo, a Humanidade move-se no círculo restrito do conhecimento, reparando a ciência constantemente os seus erros e reajustes no dia seguinte as suas teorias errôneas da véspera.

 Esse foi ocaso, não somente para as questões relativas à Psicologia, tais como o Mesmerismo no seu duplo sentido de fenômeno ao mesmo tempo físico e espiritual, mas também para as descobertas diretamente relacionadas comas ciências exatas - e elas têm sido fáceis de demonstrar.Um dos escritos mais hábeis que devemos ao punho do Prof. Tyndall é o seu cáustico ensaio sobre o"Materialismo científico". Consideramos o que ele tem a dizer sobre o fenômeno da consciência. Ele cita as seguintes pergunta feita por Martineau: "Um homem pode (...) dizer 'eu sinto, eu penso, eu amo'; mas como é que a consciência
se imiscuiu no problema?". E logo responde:

"A passagem da parte física do cérebro aos fatos correspondentes da consciência é inconcebível. Dado que um pensamento definido e uma ação molecular definida ocorrem simultaneamente no cérebro, não possuímos o órgão intelectual nem aparentemente nenhum rudimento desse órgão que os permitiria passar, por um processo de raciocínio, de uma outro.

Eles surgem juntos, mas não sabemos por quê
. Se as nossas mentes e os nossos sentidos fossem muito extensos, fortificados e esclarecidos de maneira que pudéssemos ver e sentir as mínimas moléculas do cérebro; fôssemos nós capazes de seguir todos os seus movimentos, todos os seus agrupamentos, todas as suas descargas elétricas, se tais coisas existirem; e estivéssemos nós intimamente familiarizados com os estados correspondentes do pensamento e do sentimento, nós  os encontraríamos ainda mais longe do que nunca da solução do problema `Como estão esses processos físicos ligados aos fatos da consciência?'. O abismo entre as duas classes de fenômenos ainda continua a ser intelectualmente intransponível".



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