Seicho-No-Ie é uma filosofia de vida e também uma religião sincretista, monoteísta de origem japonesa.
Enfatiza o não sectarismo religioso, as práticas de gratidão à família e a Deus. Ensina o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz e o universalismo.
É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza.
É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões na essência se identificam, e são luzes de salvação que emanam de um único Deus.
A Seicho-No-ie foi fundada no Japão em 1930 pelo Mestre Masaharu Taniguchi (Kobe, 22 de novembro de 1893 – Nagazaki 17 de junho de 1985) que foi um incansável estudioso da Verdade e durante muitos anos se dedicou ao estudo intensivo de diferentes filosofias e religiões; quando um dia, durante profunda meditação, ele recebeu a primeira de uma serie de Revelações Divinas que formam a base do chamado Movimento de Iluminação da Humanidade.
Em 1929, Taniguchi afirmou ter recebido uma revelação divina, que o deu a missão de levar ao mundo uma nova doutrina, compilada no livro “A verdade da vida”.
Nesse livro, Taniguchi escreveu sobre como a vida pode ter harmonia e alegria, com autoconhecimento e reconhecimento dos bons aspectos interiores de cada um. O mundo ao nosso redor é reflexo de nossa mente, dizia.
Pouco tempo depois, em 1935, o Ministério da Cultura Japonês classificou o Seicho-No-Ie como religião. Embora não fosse essa a intenção de Taniguchi, esse reconhecimento foi fundamental para a sobrevivência da Seicho-No-Ie durante a Segunda Guerra.
A partir de 1962 Taniguchi realizou várias viagens pela Europa e Américas, a fim de divulgar seu trabalho e também as revelações que tinha.
A Seicho-No-ie foi fundada no Japão em 1930 pelo Mestre Masaharu Taniguchi (Kobe, 22 de novembro de 1893 – Nagazaki 17 de junho de 1985) que foi um incansável estudioso da Verdade e durante muitos anos se dedicou ao estudo intensivo de diferentes filosofias e religiões; quando um dia, durante profunda meditação, ele recebeu a primeira de uma serie de Revelações Divinas que formam a base do chamado Movimento de Iluminação da Humanidade.
Em 1929, Taniguchi afirmou ter recebido uma revelação divina, que o deu a missão de levar ao mundo uma nova doutrina, compilada no livro “A verdade da vida”.
Nesse livro, Taniguchi escreveu sobre como a vida pode ter harmonia e alegria, com autoconhecimento e reconhecimento dos bons aspectos interiores de cada um. O mundo ao nosso redor é reflexo de nossa mente, dizia.
"Deus é a Fonte Luminosa do homem e o homem é Luz emanada de Deus. Não existe fonte luminosa sem luz, nem existe luz sem fonte luminosa. Assim como luz e fonte luminosa são um só corpo, Deus e homem são um só corpo." - Masaharu Taniguchi
Pouco tempo depois, em 1935, o Ministério da Cultura Japonês classificou o Seicho-No-Ie como religião. Embora não fosse essa a intenção de Taniguchi, esse reconhecimento foi fundamental para a sobrevivência da Seicho-No-Ie durante a Segunda Guerra.
A partir de 1962 Taniguchi realizou várias viagens pela Europa e Américas, a fim de divulgar seu trabalho e também as revelações que tinha.
O verdadeiro significado de Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito) é Universo Infinito. Desenvolver-ser implica criar; e a Imagem Verdadeira do Universo” é a incessante criação e expansão. Por isso, se referem ao Universo Infinito como Seicho-No-Ie, ou seja, “Lar do Progredir Infinito.”
A religião incorpora elementos do cristianismo, do budismo e do xintoísmo, e prega o ensinamento fundamental de que "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Assim, a doença pode ser curada com o coração…".
A característica principal da Seicho-No-Ie está no fato de seu ensinamento fazer parte do próprio cotidiano dos seus seguidores e enfatiza as praticas de gratidão à família e a Deus e o poder da palavra positiva que influencia na formação de um destino feliz.
Masaharu Taniguchi escreveu mais de 400 livros, dentre estes a Coletania denominada A Verdade da Vida (40 volumes) que constitui a base de todo o ensinamento da Seicho-No-Ie.
Para o criador do Seicho-No-Ie, as pessoas não precisavam de uma religião que usasse o medo para doutrinar, elas precisavam de uma salvação amigável. Segundo o Seicho-no-ie, "você é a realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável. "
A Seicho-No-Ie tem hoje um grande número de adeptos e conta com várias publicações religiosas, como as revistas Fonte de Luz, Pomba Branca, Mundo Ideal e Querubim.
Na década de 90 a Seicho-No-Ie lançou oficialmente sua nova bandeira, o "Movimento Internacional de Paz pela Fé".
"CADA DIA É UMA NOVA VIDA, UMA NOVA EXPERIÊNCIA - Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução." Masaharu Taniguchi
A Verdade essencial da Seicho-No-Ie é: "O Homem é Filho de Deus" e, sendo assim, é herdeiro de todas as dádivas dele. Basta apenas que se conscientize disso para manifestar no mundo fenomênico (mundo material) a sua perfeição.
Para isso, há várias práticas adotadas pelos praticantes da Seicho-No-Ie, sendo as mais importantes:
- Prática da Meditação Shinsokan (que, numa tradução livre, significa "ver e contemplar Deus").
- Leitura de Sutras Sagradas e palavras da Verdade;
- Prática de atos de amor e caridade;
A Seicho-No-Ie também estuda as "leis mentais", das quais se destaca a lei "Os semelhantes se atraem."
Normas Fundamentais dos Praticantes da Seicho-No-Ie:
1ª) Agradecer a todas as coisas do Universo;
2ª) Conservar sempre o sentimento natural;
3ª) Manifestar o amor em todos os atos;
4ª) Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos;
5ª) Ver sempre a parte positiva das pessoas, coisas e fatos, e nunca as suas partes negativas;
6ª) Anular totalmente o ego;
7ª) Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível;
8ª) Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias sem falta.
A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido.
Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.
Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc.
A doutrina da Seicho-No-Ie se baseia em duas Verdades fundamentais, conhecidas como Verdade Vertical e Verdade Horizontal. São elas, respectivamente:
*O homem é filho de Deus; *Tudo o que acontece ao nosso redor é reflexo de nossa mente.
O Significado da Afirmação “A Matéria Não Existe"
A parte mais difícil da doutrina da Seicho-No-Ie é o ensinamento de que “a matéria não existe”.
Cabe-nos esclarecer o seguinte: ao afirmar que a matéria não existe, queremos dizer que tudo o que vemos ou tocamos não é mera matéria.
Aos olhos físicos, tudo o que podemos ver ou tocar parece ser matéria, mas esse é um aspecto fenomênico. Na essência, nada é material; e, quando compreendemos isso, não somos dependentes da matéria mesmo usando objetos materiais e mesmo ingerindo alimentos materiais.
Não dizemos que “nada existe”.
Ao alcançar a iluminação, Sakyamuni declarou: “Montes, rios, plantas, terra – tudo possui natureza búdica”.
Significa que montes, rios, plantas, terra, enfim, todos os elementos da Natureza parecem ser elementos materiais, mas possuem a natureza búdica.
Existem pessoas que interpretam a expressão jōbutsu simplesmente como “tornar-se buda”, e isso as impede de compreender o verdadeiro significado desse termo.
Elas pensam que pessoas, montes, rios, plantas, terra e tudo o mais se tornarão budas num futuro distante.
Sakyamuni não disse que todos esses elementos vão manifestar a natureza búdica num futuro muito distante; ele afirmou que tudo na Natureza é manifestação da Vida de Buda. A iluminação de Sakyamuni pode ser assim traduzida: “O que tu vês diante de ti?”, “Vejo a manifestação de Buda em tudo: nos montes, nos rios, nas plantas, na terra, em todos os elementos da Natureza”.
(Taniguchi, Masaharu, A Verdade, vol. 7, 1a ed., pág. 21‑22)
A Meditação Shinsokan
A Meditação Shinsokan é a base do Movimento de Iluminação da Humanidade. O movimento de Iluminação da Humanidade encetado pela Seicho-No-Ie tem como objetivo fundamental salvar a humanidade das infelicidades, das desgraças, das doenças, da pobreza, abrindo-lhe os olhos da mente.
E o método que a Seicho-No-Ie usa para ativar a Sabedoria divina é a prática da Meditação Shinsokan.
A Meditação Shinsokan, é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu verdadeiro.
Naturalmente, não se trata de uma oração para “pedir”, mas apenas contemplar a totalidade e perfeição da Imagem Verdadeira.
A Meditação Shinsokan consiste em captar o Eu Verdadeiro através da percepção da Imagem Verdadeira. A meditação Shinsokan é a visualização de que somos um com a Sabedoria infinita, a Luz infinita, a Vida Infinita que faz viver a todos os seres viventes.
A Meditação Shinsokan constitui a afinação fundamental da mente e se nós aprimorarmos a vibração mental através dela, aos poucos conseguiremos sintonizar-nos com os entes do mundo espiritual elevado e do mundo celeste (mundo de Deus) e receber a orientação deles, muito mais do que isso, acabaremos por alcançar o mesmo estado de liberdade que Buda atingiu.
O homem não é corpo carnal. É um ser espiritual. A Meditação Shinsokan é uma prática na qual nos conscientizamos profundamente desse fato. Conhecendo Deus de modo cerebral, não o compreendemos de verdade. Devemos senti-lo como todo o nosso ser. O que nos possibilita isso é a meditação Shinsokan. Pratiquemos, pois, essa meditação, sem negligenciá-la.
O "modo de viver da Seicho-No-Ie" constitui-se de "vida mental afinada".
De acordo com as pesquisas dos psicólogos, o nosso estado mental nos dez minutos que precedem o sono é bastante importante, pois toda a atividade da nossa mente continua avançando sem para na direção em que a deixamos ajustada, mesmo depois de a mente superficial estar completamente adormecida. Se aplicarmos este princípio, poderemos fazer a afinação total da mente.
Por isso, quando a "mente desperta" está para adormecer, temos de deixar o carro chamado "mente inteira" direcionada de tal forma que não corra em direção errada.
Por isso, precisamos, nos dez minutos que antecedem o sono, deixar direcionada a atividade criadora da mente, do lado destrutivo, para o lado construtivo; do sentimento de ódio e ressentimento, para o de amor e ternura; da impaciência, para calma e a confiança; do desequilíbrio emocional, para a paz.
(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, Vol. 8; 1ª. Ed. Cap.1;p.15)
A Meditação Shinsokan é verdadeira quando o nosso Deus interior entra em contato com o Deus Universal. Ter a docilidade espiritual de criança é retirar a berreira mental para que o nosso Deus interior se manifeste e entre em contato com Deus Universal.
Fazer a Meditação Shinsokan com essa postura mental é muito diferente de orar com pensamento egoístico, pedindo benefícios materiais.
A verdadeira Meditação Shinsokan é aquela em que a nossa essência divina entra em contato com o Deus Universal, pede orientação a Ele, ouve docilmente as Suas palavras e reconhece a perfeição da Imagem Verdadeira.
(TANIGUCHI, Masaharu. Viver Junto com Deus - A Verdade em 365 Preceitos; 1ª Ed.; Cap. 2; p.51)
Volte-se para Deus e receba a Sua Sabedoria!
Fonte: http://www.sni.org.br/oque.asp"A maioria das pessoas pensa que os fatores externos são as causas de suas infelicidades ou dificuldades. Na verdade, a atitude dos outros é reflexo da mente da própria pessoa. Vemos nos outros a imagem refletida de nossa atitude mental. O mundo fenomênico é uma manifestação da mente." - Masaharu Taniguchi
A doutrina da Seicho-No-Ie se baseia em duas Verdades fundamentais, conhecidas como Verdade Vertical e Verdade Horizontal. São elas, respectivamente:
*O homem é filho de Deus; *Tudo o que acontece ao nosso redor é reflexo de nossa mente.
O Significado da Afirmação “A Matéria Não Existe"
A parte mais difícil da doutrina da Seicho-No-Ie é o ensinamento de que “a matéria não existe”.
Cabe-nos esclarecer o seguinte: ao afirmar que a matéria não existe, queremos dizer que tudo o que vemos ou tocamos não é mera matéria.
Aos olhos físicos, tudo o que podemos ver ou tocar parece ser matéria, mas esse é um aspecto fenomênico. Na essência, nada é material; e, quando compreendemos isso, não somos dependentes da matéria mesmo usando objetos materiais e mesmo ingerindo alimentos materiais.
Não dizemos que “nada existe”.
Ao alcançar a iluminação, Sakyamuni declarou: “Montes, rios, plantas, terra – tudo possui natureza búdica”.
Significa que montes, rios, plantas, terra, enfim, todos os elementos da Natureza parecem ser elementos materiais, mas possuem a natureza búdica.
Existem pessoas que interpretam a expressão jōbutsu simplesmente como “tornar-se buda”, e isso as impede de compreender o verdadeiro significado desse termo.
Elas pensam que pessoas, montes, rios, plantas, terra e tudo o mais se tornarão budas num futuro distante.
Sakyamuni não disse que todos esses elementos vão manifestar a natureza búdica num futuro muito distante; ele afirmou que tudo na Natureza é manifestação da Vida de Buda. A iluminação de Sakyamuni pode ser assim traduzida: “O que tu vês diante de ti?”, “Vejo a manifestação de Buda em tudo: nos montes, nos rios, nas plantas, na terra, em todos os elementos da Natureza”.
(Taniguchi, Masaharu, A Verdade, vol. 7, 1a ed., pág. 21‑22)
"O homem é originariamente filho de Deus. Deus constitui a essência do homem. Sendo Deus Espírito, e não matéria, o homem, que é filho de Deus, também é Espírito e não a matéria chamada corpo carnal. Pensar erroneamente que o homem seja corpo carnal constitui ilusão; e a projeção dessa ilusão constitui o corpo carnal." - Masaharu Taniguchi
A Meditação Shinsokan
A Meditação Shinsokan é a base do Movimento de Iluminação da Humanidade. O movimento de Iluminação da Humanidade encetado pela Seicho-No-Ie tem como objetivo fundamental salvar a humanidade das infelicidades, das desgraças, das doenças, da pobreza, abrindo-lhe os olhos da mente.
E o método que a Seicho-No-Ie usa para ativar a Sabedoria divina é a prática da Meditação Shinsokan.
A Meditação Shinsokan, é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu verdadeiro.
Naturalmente, não se trata de uma oração para “pedir”, mas apenas contemplar a totalidade e perfeição da Imagem Verdadeira.
A Meditação Shinsokan consiste em captar o Eu Verdadeiro através da percepção da Imagem Verdadeira. A meditação Shinsokan é a visualização de que somos um com a Sabedoria infinita, a Luz infinita, a Vida Infinita que faz viver a todos os seres viventes.
A Meditação Shinsokan constitui a afinação fundamental da mente e se nós aprimorarmos a vibração mental através dela, aos poucos conseguiremos sintonizar-nos com os entes do mundo espiritual elevado e do mundo celeste (mundo de Deus) e receber a orientação deles, muito mais do que isso, acabaremos por alcançar o mesmo estado de liberdade que Buda atingiu.
O homem não é corpo carnal. É um ser espiritual. A Meditação Shinsokan é uma prática na qual nos conscientizamos profundamente desse fato. Conhecendo Deus de modo cerebral, não o compreendemos de verdade. Devemos senti-lo como todo o nosso ser. O que nos possibilita isso é a meditação Shinsokan. Pratiquemos, pois, essa meditação, sem negligenciá-la.
O "modo de viver da Seicho-No-Ie" constitui-se de "vida mental afinada".
De acordo com as pesquisas dos psicólogos, o nosso estado mental nos dez minutos que precedem o sono é bastante importante, pois toda a atividade da nossa mente continua avançando sem para na direção em que a deixamos ajustada, mesmo depois de a mente superficial estar completamente adormecida. Se aplicarmos este princípio, poderemos fazer a afinação total da mente.
Por isso, quando a "mente desperta" está para adormecer, temos de deixar o carro chamado "mente inteira" direcionada de tal forma que não corra em direção errada.
Por isso, precisamos, nos dez minutos que antecedem o sono, deixar direcionada a atividade criadora da mente, do lado destrutivo, para o lado construtivo; do sentimento de ódio e ressentimento, para o de amor e ternura; da impaciência, para calma e a confiança; do desequilíbrio emocional, para a paz.
(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, Vol. 8; 1ª. Ed. Cap.1;p.15)
A Meditação Shinsokan é verdadeira quando o nosso Deus interior entra em contato com o Deus Universal. Ter a docilidade espiritual de criança é retirar a berreira mental para que o nosso Deus interior se manifeste e entre em contato com Deus Universal.
Fazer a Meditação Shinsokan com essa postura mental é muito diferente de orar com pensamento egoístico, pedindo benefícios materiais.
A verdadeira Meditação Shinsokan é aquela em que a nossa essência divina entra em contato com o Deus Universal, pede orientação a Ele, ouve docilmente as Suas palavras e reconhece a perfeição da Imagem Verdadeira.
(TANIGUCHI, Masaharu. Viver Junto com Deus - A Verdade em 365 Preceitos; 1ª Ed.; Cap. 2; p.51)
"Onde quer que você esteja, aonde quer que você vá, aparecerá sempre o paraíso em sua volta se você mantiver acesa a luz da Verdade na sua consciência." - Masaharu Taniguchi
Volte-se para Deus e receba a Sua Sabedoria!